Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Conheça Londrina

Da pequena Londres à grande
metrópole regional

Conheça Londrina

Aos 80 anos, Londrina ostenta uma das mais rápidas e consistentes trajetórias de desenvolvimento urbano do Brasil. A cidade nasceu no início dos anos 30 quando empreendedores ingleses iniciaram um bem sucedido projeto de loteamentos agrícolas que rapidamente se transformaram em grande sucesso conjugando a extraordinária fertilidade da terra roxa com a época áurea da cultura do café.
O nome Londrina, derivativo de Londres – correu o Brasil refletindo a sólida expansão que ocorreu até 1975 quando a temida geada negra dizimou os cafeeiros.
O que seria uma tragédia econômica e social marcou, na verdade, uma grande mudança de rumo. A partir dos anos 80 Londrina e o norte do Paraná viveram a era da diversificação rural inserindo em sua base econômica novas riquezas, advindas da soja, do milho e da pecuária de corte.
O setor imobiliário acompanhou essa dinâmica de crescimento fazendo de Londrina uma referência nacional em arrojo, criatividade e velocidade de crescimento. Hoje, a cidade vive uma nova era de expansão onde a modernidade e a expansão de novas fronteiras renovam a força e a capacidade de gerar negócios no setor imobiliário.

Polo regional, centro universitário e
referência mundial no agronegócio

A área de influência socioeconômica primária e secundária de Londrina se estende a 200 municípios integrando cerca de 4,5 milhões de habitantes. Um mercado de alto poder de consumo que tem na força do agronegócio o seu principal alicerce.
Uma população acadêmica superior a 70.000 pessoas faz de Londrina um dos maiores centros universitários do brasil
Renomadas instituições públicas e privadas fazem de Londrina um polo diversificado e consolidado de ensino superior, tanto presencial quanto a distância.
O setor agrícola movimenta mais de 1 bilhão de reais por ano em Londrina
O setor agrícola do município colhe cerca de 4 milhões de toneladas de soja por ano, correspondendo a 30% do volume produzido pelo Paraná.

Conheça Londrina

Números em Londrina

Área 1.650,809 Km²
População 537.566 (estimativa IBGE/2013)
Área verde por habitante 38,58 m²
Altitude média 603 m
Latitude 23º55’46’’ Sul
Longitude 51º19’11’’ Oeste
Fuso horário Brasília
Clima Subtropical Umido
Pluviosidade 1.264 mm/ano
Temperatura média anual 21, 3ºC

Pontos Turísticos

Autódromo Internacional Ayrton Senna

Este é o terceiro Autódromo Internacional construído no Paraná juntando-se ao de Cascavel e o de Pinhais, na grande Curitiba. Londrina, agora, pode assistir importantes provas do circuito nacional e internacional de automobilismo, como Fórmula 3, Fórmula Ford, Stock Cars, provas de motociclismo e outras.

Calçadão

No Calçadão os artesãos expõem seus trabalhos, grupos de teatro apresentam peças, músicos cantam, dançam e tocam. Além disso, o Calçadão possui bancas de revistas, lanchonetes, choperias, floriculturas, lojas, bancos, restaurantes, teatro e até um coreto.

Lago Igapó

Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupí, significa transvazamento de rios.

Mata dos Godoy

Maior reserva florestal particular do Sul do País, com 675 hectares localizados a 15 Km da cidade é parte integrante da Fazenda Santa Helena de propriedade dos irmãos Godoy. É considerada como o último pulmão verde da região.

Checkbox
1